Seguidores

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PROJETO 4ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA FUNÇÃO E OBJETIVOS E HISTÓRIA



ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO


Evermonda Oliveira dos Santos

Manoel Laurindo dos Santos Neto

Silvia Sanabria

Silvia Sonoda Matsubara




4ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA

FUNÇÃO E OBJETIVOS E HISTÓRIA




DOURADOS/MS,

2009



Projeto apresentado para conclusão do Curso    Sensibilizando os Professores para a Utilização dos Recursos Tecnológicos interados às práticas Educativas, ministrado na Escola Municipal Armando Campos Belo, sob orientação da professora Adriana Pedroso.




I INTRODUÇÃO



O Projeto “4ª Brigada de Cavalaria: História, Função e Objetivos” propõe um estudo preliminar sobre a história da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e seus objetivos perante a sociedade Douradense.

Após estudos feitos em sala de aula, e pesquisas no laboratório de informática sobre dados a respeito do tema trabalhado, o termino do projeto, culminara com uma visita feita a 4ª Brigada, com os alunos do 6ª ano A



II JUSTIFICATIVA

O Exercito Brasileiro tem um papel muito importante na formação da cidadania brasileira e na consolidação do Território Nacional, o tema do projeto e buscar passar aos alunos a importância das forças armadas para uma nação

Através deste estudo, os alunos, poderão obter conhecimentos sobre a o Exercito Brasileiro e Função perante a Nação Brasileira



III OBJETIVOS



III.I OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de compreensão de alguns fatos históricos, função e objetivos da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados MS.



III.II OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Demonstrar a necessidade de conhecer a história da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados MS.

• Localizar a origem histórica de Exercito Douradense.

• Conhecer as principais conquistas 4ª Brigada.

• Elaborar um texto sobre a 4ª Brigada.

• Observar a disciplina, hierarquia existente no Exercito brasileiro.



IV METODOLOGIA

• Desenvolver trabalhos em grupos

• Pesquisa em fontes históricas.

• Aulas expositivas.

• Debates.

• Confecção de cartazes e exposição dos mesmos.

• Produção de textos.

• Registros fotográficos dos fatos históricos da escola e do desenvolvimento do projeto.

• Montagem de slides.

• Uso da sala de tecnologia.

• Visita a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados MS, no dia 24/08/09



V . RECURSOS

• Fontes escritas.

• Registros de jornais e fotográficos.

• Documentos da escola.

• Sala de tecnologia: Internet, Power Point, Word.

• Cartazes.

• Data show

• Retroprojetor.

• Câmara fotográfica



VI AVALIAÇÃO

A avaliação deverá acontecer durante todo o processo, percebendo os progressos e as dificuldades dos alunos.

Como fechamento do projeto, apresentar uma exposição para toda a comunidade escolar, com slides, cartazes.



VII CRONOGRAMA





ATIVIDADES Jul/09 Ag/09 Set/09 Out/09 Nov/o9

Elaboração do projeto 10



Levantamentos de informações 29 a 10

Pesquisa no laboratório de informática e confecção de cartazes 29 20

Visita a 4ª Brigada 16

Digitação das redações 23

Apresentação dos resultados do projeto á escola X

Entrega de resultados X


VIII . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_do_Brasil
http://www.exercito.gov.br/02ingr/Profmili.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/4%C2%AA_Brigada_de_Cavalaria_Mecanizada

http://www.progresso.com.br/not_view.php?not_id=34475